Customização de Mini Refrigerator Retrô para evento corporativo da Whirlpool (Brastemp / Consul). O tema foi o Daruma, no Japão ele é mais do que um boneco, é um talismã muito popular utilizado em diversas ocasiões durante o ano, principalmente no ano novo. O Daruma representa Boa Sorte, Perseverança e Conquista de Sonhos.
Finalizando o trabalho e apresentando a geladeira com uma performace artística no palco do evento com aplicação de folha de ouro no kanji (ideograma japonês) da arte.
Livraria Acervo(out 2024)
No sábado, 26 de outubro 2024, marcou o lançamento do Calendário 2025, inspirado pelo Ano do Cobra do horóscopo chinês. Para a ocasião Rukin, decorou com a sua arte, dois postes que ficam na frente da Livraria Acervo, rua Arthur de Azevendo, 723 - Pinheiros.
A cobra vem acompanhada de uma prateleira de livros e da frase "Você me abre seus braços que a gente faz um pais" de Antônio Cícero para a música de Marina Lima.
Calendário de Parede 2025
Mural(out 2024)
Dando continuidade em sua imersão pelas artes urbanas, o artista pinta o muro dos vizinhos Emerson e Pedro.
A casa tem uma vibe de praia e inspira Rukin a fazer uma arte que remeta ao verão e a natureza, usando cores quentes, alegres e vibrantes.
O Dragão, tema recorrente em vários trabalhos durante o ano de 2024, aparece na camiseta do personagem principal, como figura e na escrita japonesa.
Cuca do porão (ago 2024)
2024 é o ano do Dragão, segundo o horóscopo chinês. Ele representa o mais poderoso monstro dos mitos e lendas de todo o mundo. Guardião dos tesouros, lutar e vencer o dragão te trará tesouros e sabedoria. A arte clama que cada um busque e dê o melhor de si.
O dragão do Porão lembra a Cuca, do Sitio do Pica Pau Amarelo.
Cuca do Porão (Ago 2024) Latex e tinta spray sobre parede. Porão da Cerveja, Barra Funda, SP
Multiplicidades (jun - set 2024)
As Multiplicidades da vida moderna se aceleram de forma frenética e desenfreada, gerando as saturações que vão se acumulando e desestabilizando o planeta.
A natureza, outrora serena, agora geme sob o peso do progresso. A tecnologia, uma faca de dois gumes, facilita a vida, mas também a consome. O planeta clama, por um novo rumo, um equilíbrio a ser encontrado, para um futuro comum.
O projeto aponta para a força individual e coletiva, pois dentro de cada um de nós reside uma chama acesa, pronta para iluminar o mundo. Ao acendermos essa chama em conjunto, criamos um farol que guia a humanidade para um futuro mais brilhante.
A Passagem Literária da Consolação foi o palco da ocupação artística Multiplicidades, onde 16 bandeiras de tecido, pintadas à mão, que preencheram de forma cenográfica toda a extensão da vitrine expositiva, deste local underground e icônico da cidade de São Paulo.
Como um mosaico, a narrativa tece uma tapeçaria de vidas, onde cada pedrinha reluz com a singularidade de sua existência. Em um lugar onde a estranheza não encontra morada, a diversidade floresce como um jardim encantado. A mulher, o negro, o indígena, o astronauta, o motoboy e até mesmo o unicórnio convivem em harmonia, celebrando a riqueza da humanidade. Os monstros, que à primeira vista amedrontam, revelam-se peças fundamentais desse quebra-cabeça, representando os desafios que moldam nosso caráter e nos levam a alcançar a plenitude.
Ao final da exposição algumas bandeiras serão selecionadas e uma parceria entre a arte e a moda dará vida a novas criações e se transformarão em peças de vestuário e acessórios únicos. A multi-artista Minnapetit, a ponte entre esses dois mundos, irá transformar o tecido em uma obra de arte vestível.
Em cada ser, um diamante bruto, esperando ser lapidado. Ao cultivarmos nossas qualidades e talentos, podemos brilhar intensamente, como estrelas no firmamento. A mudança é um processo contínuo, um refinamento da alma. Quando nos permitimos evoluir, abrimos caminho para uma nova era, onde a humanidade alcançará a sua mais alta expressão.
instantes da vida
colaboração
equilíbrio
diversidade
superpoderes
o bem e o mal
futuro próspero
multiplicidades
Peace & Jazz (abr 2024)
Peace & Jazz (2024) no pilar do Minhocão em São Paulo
Domingo de Páscoa, Rukin chega ao local às 10h20 e trabalha "non stop" até às 18h00. Durante o processo conhece o artista @langa.sp e o convida para colaborar.
O trabalho ficou alegre e remete a um ambiente leve e musical. O Mickey, agora que pertence ao dominio público, marca sua presença com os amiguinhos @fsantosmusic no sax e @_johnnythunder na bateria.
A intenção é adoçar, inspirar e dar alento ao coração dos passantes atentos.
2024 (mar) - Pilar do Minhocão, SP
Abstract guzman (mar 2024)
Abstract Guzman (2024), spray sobre porta de aço.
No domingo de carnaval, Rukin cai na folia com as latinhas de tinta, na porta de aço da serralheria do Guzman. Esse grafite marca o seu start pelas artes urbanas.
Arte de Rua é mais democrática e atinge mais pessoas.